Subscrive our Newsletter


First Name
Email address
Your email will never be shared

   NOTICÍAS

Acompanhe as notícias da Chicoração – as nossas lojas são referênciadas em diversas publicações, com destaque para as mantas 100% lã.

três mulheres
30467436877_87aa23d43c_b

Outubro, 2018

Dia 26 de Outubro estreou a série “3 Mulheres” na RTP, uma série de ficção que remonta para os últimos anos do Estado Novo, baseado nas biografias da escritora Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Vera Lagoa.

A CHIcoração teve o prazer de ter as suas peças, nomeadamente mantas e almofadas no décor da série.

 

terra amarela
screen-shot-2018-11-26-at-21.16.13

Septembre, 2017

Souhaitant soutenir des projets nationaux de causes sociales, CHICoração a cédé ses articles au court-métrage «Terra Amarela» pour qu’il fasse partie de son décor.
noticias_logo_geo_170628_667x640
noticias_caras_geo_1600x512
noticias_logo_lofficiel_170628_667x640

Março, 2016

Referência à Loja da Sé e aos nossos produtos na secção Postcard da revista de moda francesa – L’officiele

noticias_caras_lofficiel_1600x512
noticias_logo_timeout_170628_667x640

TP (TimeOutPorto): Como e quando surgiu a vossa marca?

Otília Santos (ChiCoração): Somos uma empresa que comercializa lã desde a década ’80 e como nos situamos numa zona com um polo têxtil e com tradição antiga no comércio de lãs e aproveitamos também o encerramento de algumas empresas tanto local como nacional para recuperar máquinas antigas que serviram para a fabricação dos nossos produtos o nosso percurso foi natural. A marca em si advém da nossa primeira loja em Lisboa que se situava na zona do Chiado – daí CHIcoração

TP: Foi criada com que objetivo?

OS: Foi criada porque investimos no compromisso de manter as tradições locais – sentimos que temos esta missão de divulgar os produtos realizados com técnicas artesanais 100% nacionais, o chamado “feitos à mão” onde o resultado é um produto de excelência sendo a Lã Portuguesa o ponto de partida. Isto é inovar.

TP: A que público de dirige?

OS: Cerca de 80% dos nossos clientes nas lojas em Lisboa na baixa Pombalina e junto à Sé são maioritariamente estrangeiros, e já começamos a exportar para além da nossa loja on-line. Os estrangeiros valorizam muito a nossa história, a natureza e o produto natural feito à mão e tudo isto espelha o nosso conceito. A mantas em particular são um produto best seller mas desenvolvemos produtos dirigidos a públicos específicos como uma linha de confeção para homem, senhora e mais recentemente criança usando como base sempre fazenda 100% Lã. E, não esquecendo o melhor amigo do homem – lançamos em Burel uma coleção para cães – a WoolDog.

TP: Onde são confeccionadas as vossas mantas?

OS: Os produtos CHIcoração, são resultado de todo um processo artesanal realizado por nós, garantimos, por isso, a sua melhor qualidade. São o resultado de acompanhamento desde a recolha da Lã no agricultor até à sua transformação utilizando técnicas de produção locais nomeadamente passando pela escolha da lã até à lavagem, cardação e penteação para nos mais variados artigos na nossa fábrica da empresa “mãe” da CHIcoração que é a Multilãs com sede na Serra de Mira de Aire. Essencialmente buscamos a tradição, procuramos pessoas detentoras de saberes antigos e incentivamos os mais novos a aprender.

>TP: Quais os materiais utilizados na sua confeção?

OS: Trabalhamos as Mantas principalmente 100% Pura Lã. No Verão trabalhamos o algodão, linho e seda. Estamos a preparar teares para lançar Mantas de 100% Algodão já para a próxima estação de Primavera.

TP: Como estão organizadas as vossas coleções/linhas?

OS: Trabalhamos um pouco ao contrário, ou seja, em vez de imaginar uma peça e ir à procura da matéria-prima, é a matéria-prima que me inspira para a criação peça. Também fazemos alguns moldes mas geralmente estruturamos as malhas no manequim. O Inverno é de facto a época alta para desenvolver e acrescentar novos padrões e modelos de mantas devido ao clima frio mas para colmatar na época de verão estamos a desenvolver uma coleção em Algodão.

TP: Que preços praticam? Peça mais cara e mais barata?

OS: A matéria-prima é nobre e cara mas achamos que é acessível situando-se entre os €79 e €99.

TP: Quais os vossos pontos de venda no Porto?

OS: Estamos com um projeto em curso para o Porto

TP: Como caracterizam as vossas sugestões para a estação Outono-Inverno?

OS: Continuar a confecionar Mantas a partir da Lã 100% Portuguesa recuperando tradições e mantendo a originalidade artesanal é o selo da garantia de qualidade CHIcoração em qualquer estação.

TP: O que distingue a vossa marca de outras existentes no mercado?

OS: Tentamos ser originais inspirando-nos em padrões antigos controlando todo o percurso do produto desde a compra das lãs aos produtores como na fabricação dos fios de tecelagem ao acabamento e confeção.

noticias_logo_jornaltextil_170628_667x640

Bárbara Matias (Jornal Têxtil): Como e quando nasceu a ChiCoração?

Otília Santos (ChiCoração): Somos uma empresa que comercializa lã desde a década de 80. Situamo-nos numa zona com um polo têxtil e com tradição antiga no comércio de lãs; aproveitamos também o encerramento de algumas empresas tanto locais como nacionais para recuperar máquinas antigas que serviram para a fabricação dos nossos produtos. O nosso percurso foi natural. A marca em si advém da nossa primeira loja em Lisboa que se situava na zona do Chiado – daí CHICoração.

BM: É uma loja que vende outras marcas ou apenas produtos originais da ChiCoração?

OS: São apenas produtos originais.

BM: Quail é a gama de produtos disponíveis?

OS: Temos produtos de decoração e produtos de moda, os produtos mais procurados são as mantas e almofadas, pequenos bonecos de fazenda, casacos, estolas e peças de malha.

BM: Quais são os materiais privilegiados?

OS: Trabalhamos as mantas principalmente 100% Pura Lã. No Verão trabalhamos o algodão, linho e seda. Estamos a preparar teares para lançar mantas de 100% Algodão já para a próxima estação de Primavera.

BM: Qual o foco da coleção/gama Outono-Inverno? Como a definiriam?

OS: Trabalhamos um pouco ao contrário, ou seja, em vez de imaginar uma peça e ir à procura da matéria-prima, é a matéria-prima que me inspira para a criação da peça. Também fazemos alguns moldes mas geralmente estruturamos as malhas no manequim. O Inverno é de facto a época alta para desenvolver e acrescentar novos padrões e modelos de mantas devido ao clima frio mas para colmatar na época de Verão estamos a desenvolver uma coleção em Algodão.

BM: Qual o leque de preços?

OS: Temos peças que vão a partir de 10 euros (as nossas ovelhas de barro e lã) até aos casacos de gama superior cujo preço é de 198 euros.

noticias_logo_caras_170628_667x640

Janeiro, 2017

Colaboração na secção Conforto com a manta em lã nuvem de andorinha.

noticias_caras_caras_1600x512
Notícias CarasNotícias Caras Chicoração
Contacte-nos

Autorizo os meus dados para efeitos de contacto. (I authorize the usage of my data for contact purposes)

Not readable? Change text. captcha txt

Send this to a friend