Subscrive our Newsletter


First Name
Email address
Your email will never be shared
três mulheres
30467436877_87aa23d43c_b

October, 2018

On October 26th the TV show “3 Mulheres” premiered in RTP, a Portuguese fiction series that goes back to the last years of Estado Novo, based on the biographies of the writer Natalia Correia, the Danish editor Snu Abecassis and the journalist Vera Lagoa.

CHIcoração had the pleasure of having its products, namely blankets and cushions, in the decor of the series.

terra amarela
screen-shot-2018-11-26-at-21.16.13

September, 2017

In a desire to support national projects of social causes, CHICoração lent its products to the short film “Terra Amarela” to take part of its décor.

“Terra Amarela” (Yellow Country) is an uninterrupted and claustrophobic journey that takes us to the underworld of one of the largest criminal organizations of the 21st Century, Human Trafficking. In about 15 minutes, the story captures the chaos through the eyes of the victims, a dance between men and women from different parts of the world, that portrays Europe as no man’s land.

noticias_logo_geo_170628_667x640
noticias_logo_lofficiel_170628_667x640

Março, 2016

Referência à Loja da Sé e aos nossos produtos na secção Postcard da revista de moda francesa – L’officiele

noticias_logo_timeout_170628_667x640

TP (TimeOutPorto): Como e quando surgiu a vossa marca?

Otília Santos (ChiCoração): Somos uma empresa que comercializa lã desde a década ’80 e como nos situamos numa zona com um polo têxtil e com tradição antiga no comércio de lãs e aproveitamos também o encerramento de algumas empresas tanto local como nacional para recuperar máquinas antigas que serviram para a fabricação dos nossos produtos o nosso percurso foi natural. A marca em si advém da nossa primeira loja em Lisboa que se situava na zona do Chiado – daí CHIcoração.

TP: Foi criada com que objetivo?

OS: Foi criada porque investimos no compromisso de manter as tradições locais – sentimos que temos esta missão de divulgar os produtos realizados com técnicas artesanais 100% nacionais, o chamado “feitos à mão” onde o resultado é um produto de excelência sendo a Lã Portuguesa o ponto de partida. Isto é inovar.

TP: A que público de dirige?

OS: Cerca de 80% dos nossos clientes nas lojas em Lisboa na baixa Pombalina e junto à Sé são maioritariamente estrangeiros, e já começamos a exportar para além da nossa loja on-line. Os estrangeiros valorizam muito a nossa história, a natureza e o produto natural feito à mão e tudo isto espelha o nosso conceito. A mantas em particular são um produto best seller mas desenvolvemos produtos dirigidos a públicos específicos como uma linha de confeção para homem, senhora e mais recentemente criança usando como base sempre fazenda 100% Lã. E, não esquecendo o melhor amigo do homem – lançamos em Burel uma coleção para cães – a WoolDog.

TP: Onde são confeccionadas as vossas mantas?

OS: Os produtos CHIcoração, são resultado de todo um processo artesanal realizado por nós, garantimos, por isso, a sua melhor qualidade. São o resultado de acompanhamento desde a recolha da Lã no agricultor até à sua transformação utilizando técnicas de produção locais nomeadamente passando pela escolha da lã até à lavagem, cardação e penteação para nos mais variados artigos na nossa fábrica da empresa “mãe” da CHIcoração que é a Multilãs com sede na Serra de Mira de Aire. Essencialmente buscamos a tradição, procuramos pessoas detentoras de saberes antigos e incentivamos os mais novos a aprender.

TP: Quais os materiais utilizados na sua confeção?

OS: Trabalhamos as Mantas principalmente 100% Pura Lã. No Verão trabalhamos o algodão, linho e seda. Estamos a preparar teares para lançar Mantas de 100% Algodão já para a próxima estação de Primavera.

TP: Como estão organizadas as vossas coleções/linhas?

OS: Trabalhamos um pouco ao contrário, ou seja, em vez de imaginar uma peça e ir à procura da matéria-prima, é a matéria-prima que me inspira para a criação peça. Também fazemos alguns moldes mas geralmente estruturamos as malhas no manequim. O Inverno é de facto a época alta para desenvolver e acrescentar novos padrões e modelos de mantas devido ao clima frio mas para colmatar na época de verão estamos a desenvolver uma coleção em Algodão.

TP: Que preços praticam? Peça mais cara e mais barata?

OS: A matéria-prima é nobre e cara mas achamos que é acessível situando-se entre os €79 e €99.

TP: Quais os vossos pontos de venda no Porto?

OS: Estamos com um projeto em curso para o Porto

TP: Como caracterizam as vossas sugestões para a estação Outono-Inverno?

OS: Continuar a confecionar Mantas a partir da Lã 100% Portuguesa recuperando tradições e mantendo a originalidade artesanal é o selo da garantia de qualidade CHIcoração em qualquer estação.

TP: O que distingue a vossa marca de outras existentes no mercado?

OS: Tentamos ser originais inspirando-nos em padrões antigos controlando todo o percurso do produto desde a compra das lãs aos produtores como na fabricação dos fios de tecelagem ao acabamento e confeção.

noticias_logo_jornaltextil_170628_667x640

19 Dezembro, 2016 – Entrevista por Bárbara Matias

Bárbara Matias (Jornal Têxtil): Como e quando nasceu a ChiCoração?

Otília Santos (ChiCoração): Somos uma empresa que comercializa lã desde a década de 80. Situamo-nos numa zona com um polo têxtil e com tradição antiga no comércio de lãs; aproveitamos também o encerramento de algumas empresas tanto locais como nacionais para recuperar máquinas antigas que serviram para a fabricação dos nossos produtos. O nosso percurso foi natural. A marca em si advém da nossa primeira loja em Lisboa que se situava na zona do Chiado – daí CHICoração.

BM: É uma loja que vende outras marcas ou apenas produtos originais da ChiCoração?

OS: São apenas produtos originais.

BM: Quail é a gama de produtos disponíveis?

OS: Temos produtos de decoração e produtos de moda, os produtos mais procurados são as mantas e almofadas, pequenos bonecos de fazenda, casacos, estolas e peças de malha.

BM: Quais são os materiais privilegiados?

OS: Trabalhamos as mantas principalmente 100% Pura Lã. No Verão trabalhamos o algodão, linho e seda. Estamos a preparar teares para lançar mantas de 100% Algodão já para a próxima estação de Primavera.

BM: Qual o foco da coleção/gama Outono-Inverno? Como a definiriam?

OS: Trabalhamos um pouco ao contrário, ou seja, em vez de imaginar uma peça e ir à procura da matéria-prima, é a matéria-prima que me inspira para a criação da peça. Também fazemos alguns moldes mas geralmente estruturamos as malhas no manequim. O Inverno é de facto a época alta para desenvolver e acrescentar novos padrões e modelos de mantas devido ao clima frio mas para colmatar na época de Verão estamos a desenvolver uma coleção em Algodão.

BM: Qual o leque de preços?

OS: Temos peças que vão a partir de 10 euros (as nossas ovelhas de barro e lã) até aos casacos de gama superior cujo preço é de 198 euros.

noticias_logo_caras_170628_667x640

Janeiro, 2017

Colaboração na secção Conforto com a manta em lã nuvem de andorinha.

Contacte-nos

Envie-nos as suas sugestões, dúvidas ou informação que desejar. Nós responderemos o quanto antes.

Not readable? Change text. captcha txt

Send this to a friend